Decorreu o Primeiro Festival de Gastronomia de Cacheu

 Sem categoria  Comentários fechados em Decorreu o Primeiro Festival de Gastronomia de Cacheu
Jun 272013
 

Prato gastronómico cacheuDecorreu de 21 a 23 de Junho de 2013 o Primeiro Festival de Gastronomia de Cacheu, perseguindo particularmente dois objetivos: valorizar a cultura local através da promoção da culinária tradicional e, por outro lado, salientar a riqueza do Rio Cacheu e o que ele representou no passado.

A participação e envolvimento das mulheres de Cacheu foi um dos pontos mais altos em todas as atividades realizadas: debate sobre a alimentação e nutrição, estabelecimento de restaurantes com a comida típica de Cacheu e nas ações culturais, através dos grupos de Mandjuandades.

Ver fotos aqui

 Posted by at 0:14

Primeiro Festival de Gastronomia de Cacheu

 Sem categoria  Comentários fechados em Primeiro Festival de Gastronomia de Cacheu
Jun 132013
 

PRIMEIRO FESTIVAL DE GASTRONOMIA DE CACHEU – VALORIZAÇÃO DOS PRODUTOS DO MAR

21 a 23 de Junho de 2013

Clique no cartaz para ampliar

Clique no cartaz para ampliar

No quadro do programa para a criação do Memorial da Escravatura de Cacheu, a AD em colaboração com a ong italiana AIN e o apoio da União Europeia, MAVA e PNUD, vai realizar o Primeiro Festival de Gastronomia de Cacheu, sob o lema « Produtos do Mar ».

Pretende-se promover o desenvolvimento da região de Cacheu através de um melhor conhecimento da sua história, cultura e ambiente e, neste caso concreto, da sua culinária tradicional e a valorização dos produtos locais.

A riqueza do rio Cacheu, dos seus produtos do mar e a necessidade de praticar medidas ajustadas para melhor gerir os recursos haliêuticos, irá estar na ordem do dia, sobretudo se tivermos em conta que o rio Cacheu é um elemento determinante para o desenvolvimento futuro desta zona fluvial, não só pelo seu porto de ligação com os países vizinhos, Ziguinchor, Banjul e Dakar, como também enquanto porto de pesca.

O programa compreende

  • Gastronomia tradicional
  • Projeção dos filmes “Quilombo” de Cácá Diegues, do Forum da Escravatura de 2013, da TVK e “Uma irmã de cuidado”, com Whoopi Goldberg
  • Djumbai de música tradicional com Grupos de Mandjuandades
  • debate sobre “Nutrição com base em produtos locais”
  • Sketch de teatro dos “Fidalgos”  BRABESSA DE AMAMBARCA
  • visita guiada à Fortaleza, futuro Memorial da Escravatura e Porto de Escravos
 Posted by at 9:53