Início das obras do memorial de Cacheu

 Sem categoria  Comentários fechados em Início das obras do memorial de Cacheu
Out 312013
 

memorial de Cacheu

Delegação da União Europeia de Bissau

reforça capacidade de trabalho da AD

A União Europeia (UE) decidiu melhorar a capacidade de intervenção da AD no programa de construção do Memorial e de pesquisa arqueológica, cultural e histórica, concedendo um veículo todo-o-terreno. Por outro lado, as obras de recuperação e restauro do edifício onde ficará sediado o Memorial da Escravatura, arrancaram agora em Outubro 2013, estando prevista a chegada de um técnico de construção civil, Engº Tiago Serralheiro, da Fundação Mário Soares, no dia 10 de Novembro para acelerar a primeira fase das obras. ver as imagens

 Posted by at 10:05

Bacampolo Có

 Sem categoria  Comentários fechados em Bacampolo Có
Out 082013
 

Bacampolo Có, foi um rei pepel do séc. XVII, falecido em 1696.

A sua morte, abriu uma crise sucessória que durou anos, pois havia dois pretendentes ao trono: Toro Có e Incinha Té. Bacampolo Có foi o primeiro rei pepel a receber baptismo cristão e portanto a converter-se (pelo menos em termos formais). O baptismo foi realizado em 4 de Fevereiro de 1696, ano da sua morte, pelo Vigário Frei Manuel de Castedo, coadjuvado pelo Frei Manuel de Castelo Branco, servindo de padrinho Barnabé Lopes. Bacampolo Có tomou o nome cristão de D. Pedro em homenagem ao rei D. Pedro II que então reinava em Portugal.Bacampolo Có, foi um rei pepel do séc. XVII, falecido em 1696.

A sua morte, abriu uma crise sucessória que durou anos, pois havia dois pretendentes ao trono: Toro Có e Incinha Té. Bacampolo Có foi o primeiro rei pepel a receber baptismo cristão e portanto a converter-se (pelo menos em termos formais). O baptismo foi realizado em 4 de Fevereiro de 1696, ano da sua morte, pelo Vigário Frei Manuel de Castedo, coadjuvado pelo Frei Manuel de Castelo Branco, servindo de padrinho Barnabé Lopes. Bacampolo Có tomou o nome cristão de D. Pedro em homenagem ao rei D. Pedro II que então reinava em Portugal. Continue reading »

 Posted by at 22:09